 
                                                            Professora Titular da Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (desde 2023). Coordena a Pós-graduação em Cardiologia da FMUSP. É Diretora de Cardio-Oncologia do InCor-HCFMUSP e Coordena a Cardio-Oncologia do ICESP-HCFMUSP. Também atua como Diretora de Cardiologia do Hospital Vila Nova Star (Rede D’Or) e coordena UTIs cardiológica e cirúrgica do Hospital DF Star. Doutora (2010) e Livre-Docente (2014) pela FMUSP. Representante da América Central e da América Latina na Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (2023–2025).
Contribuiu para a área de cardio-oncologia no Brasil, inclusive na Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia (2020) e na estruturação de serviços dedicados (InCor/ICESP).
Cardiologista, intensivista e professora titular da USP, a Profa. Dra. Ludhmila Hajjar lidera equipes em emergências clínicas e cardio-oncologia no maior complexo hospitalar da América Latina (HCFMUSP), com foco em hemodinâmica do doente crítico, medicina perioperatória e prevenção/ manejo de cardiotoxicidade em pacientes oncológicos. Coordena a Pós-graduação em Cardiologia da FMUSP e dirige serviços nas redes InCor/HC e Rede D’Or. Em 2025, recebeu o Prêmio Faz Diferença (edição 2024) por atuação de impacto em saúde.
Hoje é considerada uma das melhores médicas de São Paulo e tem entre seus pacientes alguns dos maiores empresários e políticos do Brasil e América Latina.
Ganhou grande projeção nacional ao recusar, em março de 2021, convite para chefiar o Ministério da Saúde por razões técnicas, fato amplamente repercutido na mídia; ao longo de 2022 concedeu entrevistas sobre a pressão assistencial e a resposta hospitalar durante a pandemia; em fevereiro de 2023 foi homenageada pelo Tribunal de Contas da União por sua atuação na COVID-19; e, em 2025, recebeu o Prêmio Faz Diferença (edição 2024), destacando sua contribuição de impacto em saúde.