 
                                                            Livre-docente (1993) pelo Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, com tese sobre reperfusão coronária no infarto agudo do miocárdio (ativador tecidual do plasminogênio e uroquinase). Publicou dezenas de artigos e capítulos, com sólida atuação em coronariopatias e métodos diagnósticos. Foi editor dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Cardiologista de referência formado pela UNISA (1979) e especializado no InCor/FMUSP, o Prof. Dr. Bernardino Tranchesi Júnior construiu carreira acadêmica e assistencial focada em doença coronária, trombólise/reperfusão no infarto e cuidados intensivos coronarianos. Como livre-docente da FMUSP e ex-editor dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, contribuiu para difundir avanços diagnósticos e terapêuticos, além de participar de estudos sobre ecocardiografia 3D e tomografia cardíaca em centros de excelência de São Paulo.
É um dos médicos das grandes fortunas e de alguns dos maiores empresários do Brasil incluindo Jorge Paulo Lemann, Abilio Diniz, o advogado Nelson Wilians, entre outros.
O Dr Bernardino não tem presença em redes sociais públicas.